Tuesday, May 09, 2006

...processing...

Hoje dei por mim a pensar... "Fogo! Os três últimos filmes que fui ver ao cinema não valem a ponta de um corno!" Já tenho usado a expressão 'ponta de um corno' mais vezes mas desta ficou-me ali às voltas no cérebro... É uma expressão interessante, não é? Voltei a analisar a frase... "Os filmes... não valem a ponta de um corno!" Ok! Quer dizer que o risco de perder uma ponta de um corno numa investida contra os filmes é demasiado elevado!... Que os filmes não valem nada... e que a ponta de um corno vale ligeiramente mais do que eles, certo? Isso levanta uma questão... Afinal quanto é que vale a ponta de um corno? O que é que se pode fazer com a ponta de um corno? Apanhar rádios/canais pirata? Há coisas melhores para isso... Usá-la como agulha num gira-discos? Não me parece muito prático. A verdade é que matutei um bocado sobre o assunto e não achei nenhuma aplicação prática para a ponta de corno... Minimizei a janela desse processo no meu cérebro e fui tratar de outras coisas. Umas horas mais tarde reparo que a janela minimizada está a piscar na barra de tarefas do meu desktop mental... Maximizei a janela e deparei-me com outra expressão da sabedoria popular relativa ao mesmo tema... "Não vejo a ponta de um corno!" Esse foi mais um dos momentos diários em que me apercebo da minha estupidez crónica. Era tão simples... a resposta esteve sempre à minha frente! O que significa 'não ver a ponta de um corno'? Significa que não vemos nada, que estamos perante uma situação de visibilidade muito reduzida, certo? Isso revela a importância da ponta de um corno! Se só conseguirmos ver até à ponta de um corno, continuamos a estar numa situação de visibilidade reduzida (a não ser que o corno seja muito longo) mas passamos a ter algo que não tínhamos até aí... um ponto de referência! A ponta de um corno serve para nos orientar-mos! Mas isso não é tudo... só mais tarde tomei consciência da verdadeira dimensão da minha estupidez! É que depois apercebi-me que nem sequer fui o primeiro a pensar na teoria do ponto de referência... Alguém já a tinha desenvolvido em forma de anedota:
- Eh pá! Não vejo a ponta de um corno!
- Então orienta-te pela outra!

Como é que o meu cérebro perde tanto tempo a processar estas coisas absolutamente inúteis? Não percebo! O pior é que tenho a certeza que vou perder muito tempo a pensar nisso...

4 comments:

rafaela said...

Tenho uma teoria, algures na idade media ou paleolitico, tanto faz, os cornos eram usados como moeda e talvez como unidade de medida, hum? coerente? Interessante é que assim sendo o homem que tivesse os maiores cornos era o mais rico. LOL

PDA said...

...mas que pusta melda genial! ^_^
Também costumo usar essa expressão e outras talvez menos conhecidas, como "levar com um gato morto nas trombas até ele miar" e "levas mas é um cabaz de cornos", mas sinceramente nunca me preocupei em entender o significado das ditas. Temos aqui pano para mangas?

Rice Man said...

Rafaela... Não me importava de ser um pobretanas nesse tempo!... :)

Eng. Xaxita... Ui! Temos pano para mangas, saias, vestidos de noite, cortinados, balões de ar quente... ;)

Atlantys said...

Adoro estas expressões lool
Não vejo/percebo um boi disto é a que uso mais vezes :-P