Wednesday, April 12, 2006

A Humanidade...

…está a ficar mais estúpida!!! Pelo menos é essa a ideia com que fico de vez em quando, depois de ver alguns documentários. No outro dia vi um documentário sobre a Atlântida e o seu papel na origem da civilização. Basicamente não existe nenhuma prova de que a Atlântida tenha existido mas existem centenas de livros sobre o assunto e em cada um deles a Atlântida está localizada num sítio diferente. Ontem vi um documentário sobre templos e outras grandes construções antigas que supostamente estavam construídas de forma a imitar certas constelações. Mais uma vez não havia nenhuma prova que isso fosse verdade mas teorias a dizer o contrário não faltavam. Mais… a FunnyBunny disse (e com razão) no seu Blog “Eu juro, que se vejo mais algum livro editado sobre conspirações da Opus Dei, Illuminati, DaVinci, Santo Graal, Maria Madalena, Judas e afins, solto um berro.”. Esses livros são uma autêntica praga e bastante agressiva ainda por cima! Se quiserem montar um negócio é fácil… alugam um espaço grande e colocam lá uma estante vazia. Em poucos segundos aquilo fica repleto desses livros! Não precisam de adubo nem nada… Aquilo parece que nasce do nada! É pior que erva daninha. O grande problema é que na maioria desses livros os factos são secundários e dá-se mais valor a teorias sem fundamento mas que vendem.

Resumindo… Ás vezes parece que afinal não se sabe nada de concreto sobre a antiguidade. Numa espécie que está supostamente a evoluir, em vez de existirem mais certezas, existem cada vez mais teorias sem que haja uma vontade genuína por parte dos elementos dessa espécie de descobrir/saber a verdade dos factos. Para quê estragar uma história tão interessante com factos aborrecidos? O pior é que com o passar do tempo essas histórias vão sendo tomadas como verdadeiras, suportadas pela máxima “A realidade é mais estranha que a ficção.” o que nem sempre é verdade.

Pelo menos dantes não havia assim tantas teorias… A terra era plana e os territórios desconhecidos estavam cheios de monstros. Ponto Final. ;P

14 comments:

Lumig said...

Percebo o que tu queres dizer...tais livros são uma espécie de resposta da ciência à Igreja, mas diz-me uma coisa...acreditas realmente no que dizem os padres? Mas sim...há uns anos sim a terra "era" plana e o sol "girava" à volta da terra, hoje isso provou-se que é verdade...digo eu. Mas até lá quantas pessoas inocentes não foram queimadas vivas por causa da dita heresia? Esses livros ainda não li nenhum deles...os autores podem até não conseguir provar concretamente o que afirmam nas suas obras...mas cada vez mais a Igreja contradiz-se nas suas palavras. É certo que são apenas homens que escrevem as tais obras citadas, mas também é certo que a bíblia foi escrita por homens, logo...

Mas concordo contigo sobre a decadência da humanidade.

Lumig said...

errata: em vez de "há uns anos sim a terra "era" plana e o sol "girava" à volta da terra, hoje isso provou-se que é verdade...digo eu." ler "...hoje isso provou-se que é ao contrário...e que a terra é redonda"

Rice Man said...

Dark-Templar... Mais uma vez acho que não me expliquei bem! Eu não estou a defender a Igreja! Entre Ciência e Igreja, eu escolho Ciência num piscar de olhos! Aliás, há muitas coisas que me revoltam na Igreja. Uma vez até telefonei para um programa de televisão (na altura em que estava a estrear A Paixão de Cristo) e fartei-me de discutir com um padre! Como já disse antes, eu sou um céptico. O que eu queria dizer é que hoje em dia fazem-se muitas teorias sem que estas sejam apoiadas por factos. Aqueles livros são um exemplo perfeito. Há muitas coisas que não são verdade mas a maioria das pessoas não o sabe e nem está interessada em saber. E concordo plenamente com o que tu disseste... "É certo que são apenas homens que escrevem as tais obras citadas, mas também é certo que a bíblia foi escrita por homens, logo...". Uso esse argumento montes de vezes em variadas situações.

Se existem 200 teorias sobre um determinado assunto, não podem estar todas certas. Duas ou três podem ter alguma razão de ser mas as restantes não têm ponta por onde se lhe pegue! O problema é que para o consumidor médio, a primeira que ele ler vai ser a verdadeira e isso revolta-me!!!

FunnyBunny... Só há um problema com essa teoria... Acho que a maior parte das pessoas não come as batatas verdes! :)

919 said...

Rice man, desta vez não concordo com o teu post, nem com o comentário do dark-templar... Muitos desses livros, documentários e teorias (os melhores) assumem-se única e exclusivamente como tal... É honesto não assumir certezas em relação a épocas que não se conhecem... A especulação pode ser saudável e, na minha opinião, é divertida... Qualquer ciência, por muito que digam, é passível de erro, logo, é incerta... Não entendo livro algum como resposta à Igreja, porque esta não faz perguntas, antes afirma certezas e por isso é a miséria que se vê... Aliás, a humanidade está em decadência, é verdade, nisso concordo contigo, mas muito o deve, a meu ver, a "certezas"...

Rice Man said...

Lélé... Não discordo disso! A especulação pode ser saudável e a ciência pode errar! Mas muitos desses livros não dizem se são teorias ou factos ou o que fôr! Muitos não dizem nada tentando passar como 'o que realmente aconteceu'! Isso revolta-me profundamente!

Rice Man said...

Lélé... Não discordo disso! A especulação pode ser saudável e a ciência pode errar! Mas muitos desses livros não dizem se são teorias ou factos ou o que fôr! Muitos não dizem nada tentando passar como 'o que realmente aconteceu'! Isso revolta-me profundamente!

Rice Man said...

Lélé... Não discordo disso! A especulação pode ser saudável e a ciência pode errar! Mas muitos desses livros não dizem se são teorias ou factos ou o que fôr! Muitos não dizem nada tentando passar como 'o que realmente aconteceu'! Isso revolta-me profundamente!

Rice Man said...

Lélé... Não discordo disso! A especulação pode ser saudável e a ciência pode errar! Mas muitos desses livros não dizem se são teorias ou factos ou o que fôr! Muitos não dizem nada tentando passar como 'o que realmente aconteceu'! Isso revolta-me profundamente!

919 said...

rice man, rice man, rice man, rice man, rice man... bolas! estava difícil!... para que é que nós, animais, temos um orifício para expelir o que não nos interessa manter cá dentro? usemo-lo!...

Rice Man said...

Lélé... Eh pá! Desculpa lá os comments repetidos... não faço ideia do que aconteceu ali!

Em relação ao que tu disseste... Posso interpretar isso como um "Caga nisso!"? :)

Agora que penso nisso, há algo de muito Zen nessa expressão...

919 said...

rice man... BINGO... cagar é uma arte, podes crer!...

Lumig said...

Especular,pois...é que o "braço-de-ferro entre a ciência e a religião " já dura há muito tempo...desde o tempo em que a Inquisição calava todos a bem ou a mal...mas desta vez a santa igreja fala,fala...mas não tem poder para coisa alguma, (digo eu...) e agora os cientistas e os investigadores já podem estar descansados, que fogueiras só se for para assar castanhas.
Pois é Rice Man, não sei o que se passa...eu antes de comentar tenho o hábito de ler mais que uma vez o post original...deixa lá que depois vingas-te nos meus posts...hehe

Mas pegando no assunto do post...eu acho que são mais construtivas aquelas comprovações ciêntíficas que se têm feito(sobre o Sudário de Turim há uns anos, e recentemente aquela do Mar Morto penso eu...a água afinal estava gelada :| ) do que escrever sobre códigos nas obras do Da Vinci e o Jesus Cristo viver maritalmente com a Maria Madalena e etc. Para pessoas como eu que já há algum tempo passam incólumes ao que os padres dizem, é algo do tipo "whatever...", agora essa do evangelho segundo Judas ainda vai ser outra contradição da igreja...é para o lado que me deito melhor. Eu apenas passei a preferir em pensar num deus(ou outro nome que o valha) de acordo com as minhas próprias convicções. Ainda me estou a habituar a essa idéia...uma vez que eu depois de fazer um trabalho sobre o renascimento no 8º ano comecei a questionar fortemente os desígnios da Igreja e desde os 14 anos até aos 27 anos(o ano passado) eu era um daqueles ateus convictos...mas o irónico é que andei 13 anos a ser anti-dogmático...o que de si já é dogmático...
Mas depois decidi mesmo que bom bom bom é mesmo os filmezinhos de horror asiático e o resto que se lixe! Uhh sweet Kayako!

Rice Man said...

Dark-Templar... Tudo está bem quando acaba bem, certo? :)

Lumig said...

sem dúvida alguma, sr Rice Man!
:)