Monday, April 10, 2006

"...dizia o poeta!"

Por favor perdoem-me pelo que estou prestes a dizer!... Já pensei muito sobre o assunto e a conclusão é sempre a mesma. A imagem dos poetas está demasiado enaltecida. Podemos fazer um pequeno teste para comprovar esta teoria... Consideremos esta frase:

- Comi amendoins e saltei muros mas nem pestanejei quando a chuva caiu.
É uma frase perfeitamente normal que acabei de inventar e que não tem nenhum significado escondido. Agora imaginem que eu chegava a casa de um amigo meu e ele estava a comer amendoins deitado no sofá. Se ao entrar eu disser “Ahhh!... Rica vida! ‘Comi amendoins e saltei muros mas nem pestanejei quando a chuva caiu!!!’” e depois acrescentar “…dizia o poeta!” a frase passa a ter uma outra importância, não é? Não precisamos de especificar qual é o poema nem qual foi o poeta que a disse e até podemos inventar a frase na hora que não faz mal. Se a outra pessoa perguntar basta dizer “Eh pá, agora não me lembro mas é um poema bué conhecido!” e pronto! Temos um intelectual instantâneo e nem é preciso juntar água nem nada! Uma frase que seja atribuída a um poeta, por mais ridícula que pareça, não é tratada como um palavreado vulgar. É logo depreendido que houve ali uma grande reflexão sobre o assunto, o que pode não ser verdade pois a profissão de poeta, tal como qualquer outra, não está imune a idiotas…

7 comments:

rafaela said...

Nada esta imune a idiotas, os poetas então depois de mortos não estão imunes a editores idiotas que sempre que descobrem qualquer coisa que leve o nome do tal poeta vão logo edita-la. Por isso é que temos grandes poetas, que em vida nunca publicariam poemas com amendoins, têm-nos acrescentados a sua obra.

Yashmeen said...

E assim se faz cultura...

919 said...

como "verdadeira amante" de poesia (a literatura que mais me irrita, tirando o Paulo Coelho e salvaguardando raras excepções), adorei este post!...

Lumig said...

hmmm...eu gosto mais de finalizar com "...segundo a profecia!"

Atlantys said...

Olha que este teu post dava um grande soquete do Gato Fedorento...

Lumig said...

Se for um anti-social não corre esse risco...esses tipos normalmente fazem por não atrair atenções... :P

Lumig said...

P.S. - isto foi uma resposta ao último comentário da FunnyBunny