Sunday, March 26, 2006

"Orgulho e Preconceito".



Aproveito a oportunidade para postar neste nobre blog e escrever sobre algo que me apaixona até ao ossinho metacárpico do meu ser...
O livro "Orgulho e Preconceito".
Eu não tenho uma memória duradoura. Já não me lembro do que comi para o jantar ontem. Mas a minha primeira leitura desta obra marcou-me tanto que até me lembro do ano, mês e local exacto onde estava sentada quando li o capítulo final.
Para quem não leu o livro, ou viu o filme (que não obedece fielmente à obra, digo-vos já), segue um humilde resumo da excelência daquelas páginas.
AVISO: À mínima bocejadela levarão com uma canelada!
O casal Bennet tem cinco filhas. Jane (a bonita), Elizabeth (a espirituosa), Mary (a entediante), Kitty (a influenciável) e Lydia (a exuberante). Vivem no estado do Hertforshire, numa propriedade rural inglesa. Lizzie é a personagem principal do livro e, na minha opinião, a melhor personagem feminina de toda a história da literatura. Apenas isso.
Como o Mr. Bennet não tem filhos, a propriedade vai ser herdada legalmente por um primo afastado, Mr. Collins. Este visita-os e, levado por um pomposo sentido de obrigação, pede a mão da Lizzie em casamento. Mas Lizzie não aceita casar com ele, porque ele é um homenzinho ridículo e subserviente.
O que deixa Mrs. Bennet furiosa já que, após a morte do Sr. Bennet, Mr. Collins e a futura Mrs. Collins terão o poder para as expulsar a todas de casa.
Mr. Collins acaba por se casar com a melhor amiga de Lizzie, Charlotte Lucas, que aceita casar-se porque lhe parece um modo seguro de assegurar o seu futuro.
Mr. Bingley chega à cidade, acompanhado das suas duas irmãs e do seu melhor amigo, Mr. Darcy. Mr. Bingley e Jane Bennet conhecem-se e apaixonam-se. Mas devido às pressões e esquemas manipulativos das suas irmãs e do próprio amigo, Mr. Bingley acaba por convencer-se de que Jane lhe é indiferente e parte para Londres.
Quando Lizzie e Mr. Darcy se conhecem, antipatizam extremamente um com o outro. Ele é bastante mal-educado para com ela e ela, por sua vez, desdenha a sua boa opinião. O que em boa parte, é a razão pela qual ele começa a sentir-se enlevado por ela -- como ele era rico, TODOS procuravam cultivar sua boa opinião. Especialmente Caroline Bingley (irmã do Mr. Bingley), que desejava ardentemente casar-se com ele.
Entretanto, a Lizzie começa a encantar-se por um oficial muito bem apessoado da milícia que estava de passagem pela cidade, o Mr. Wickham. Este afirma que o Mr. Darcy, o seu antigo amigo de infância, o enganou a respeito de uma herança que lhe era devida.
A convite dos tios, o casal Gardiner, Jane vai passar uma temporada a Londres. Lizzie, a convite da Charlotte Lucas (agora Mrs. Collins) vai visitar o casal recém-casado no estado do Kent. O casal tem uma relação bastante próxima da Lady Catherine de Bourgh, uma senhora bastante rica e arrogante, tia do Mr. Darcy. Na altura em que Lizzie se encontra lá, este encontrava-se de visita à tia com um primo, o Coronel Fitzwilliam.
É durante este tempo que Mr. Darcy se apaixona definitivamente pela Lizzie, e lhe faz uma declaração de amor vigorosa, contudo imperdoavelmente snobe. Esta, desconfiando do papel deste em separar a sua irmã Jane do Mr. Bingley e acreditando na história do Mr. Wickham, rejeita-o liminarmente.
Mais tarde Lizzie recebe uma carta de Mr. Darcy, onde este explica que não agiu de má-fé em relação a Jane e que a história do Mr. Wickham é pura mentira. Revela ainda que Mr. Wickham tentou seduzir a sua jovem irmã, Miss Darcy, apenas pela considerável fortuna que esta um dia viria a herdar.
Pouco tempo depois, Jane e Lizzie regressam a casa e Lizzie parte com os tios numa outra viagem. Encontram o Mr. Darcy, que os trata de maneira invulgarmente bem-educada. Lizzie começa a convencer-se que ele não é preconceituoso e que ela o foi, ao fechar os olhos à sua natureza eminentemente bondosa. Ele apresenta-a à irmã, Georgiana Darcy, como prova de grande deferência e amizade.
Mas Lizzie recebe uma carta da família, que relata a fuga escandalosa da sua irmã, Lydia, com Mr. Wickham e volta imediatamente para casa, suspendendo o começo de uma nova química que começava a formar-se entre ela e Mr. Darcy.
A família tenta recompor-se do escândalo e, mais tarde, Lydia retorna a casa decentemente casada com Mr. Wickham. Lydia revela por acidente a Lizzie que Mr. Darcy esteve presente no seu casamento forçado. Lizzie fica estupefacta ao saber que ele salvou a respeitabilidade da sua família.
Entretanto, a tia do Mr. Darcy, Lady Catherine de Bourgh procura Lizzie para pressioná-la a nunca se envolver com o Mr. Darcy, mas Lizzie não lhe reconhece autoridade para fazê-lo.
Mais tarde, Mr. Bingley e Mr. Darcy voltam ao Hertfordshire juntos e o primeiro (já com a aprovação e incentivo do amigo) pede Jane Bennet em casamento. Após Lizzie reconhecer e agradecer o seu acto generoso (que ele não queria ver revelado) Mr. Darcy pede a mão de Lizzie em casamento. Esta corresponde aos seus sentimentos e aceita.
Mrs. Bennet fica felicíssima por casar três das suas filhas e Mr. Bennet fica desgostoso por perder a sua favorita.
Ai, meu Deus, desculpem-me por este longuíssimo resumo, deixei-me levar e nem sequer COMECEI a falar sobre as razões pelas quais adoro este livro...
É raro encontrar alguém que já o tenha lido. Leiam-no e terão a minha devoção eterna...

15 comments:

Atlantys said...

Com um resumo tão apaixonado assim acabou de entrar para a minha lista de livros a ler :-)

Rice Man said...

FunnyBunny... Por favor desculpa-me mas eu comecei a bocejar antes de ler o aviso!... ;P Não me leves a mal, estou certo que é um bom livro/filme e tal, mas a mim não me desperta o mínimo interesse... Mas eu compreendo-te! Há muitas coisas que eu adoro profundamente e os meus amigos não! Eu estou quase sempre a dizer-lhes 'Como é que é possível alguém não gostar
disto?!?!' e depois dou-lhes uma lista interminável das razões pelas quais eu gosto daquilo mas nem assim... De vez em quando lá consigo fazer-lhes ver a razão em algumas pequenas coisas mas são muito poucas!... Fazemos assim... Se o 'Orgulho e Preconceito' me vier parar às mãos, eu vou tentar fazer um esforço para o ler, ok? Como a Atlantys disse, 'Com um resumo tão apaixonado' é porque há algo aí que eu não estou a ver!... Mas olha lá, tu disseste 'Leiam-no e terão a minha devoção eterna...', certo? E se eu não gostar? (O que é altamente provável) Também vou ter a tua devoção eterna? ;)

PDA said...

Eu adormeci em cima do teclado (ainda tenho algumas letras marcadas na testa e nas bochechas). Que é que me irá acontecer?

Rice Man said...

:D

Atlantys said...

*atlantys revira ozolhos enquanto comenta para funnybunny: gaijos... pfffffff*

llllloooooooolllllll

Yashmeen said...

E o "Monte dos Vendavais"? Mas porque é que ninguém fala do "Monte dos Vendavais"?!

Lumig said...

A única leitura a que me dedico neste momento é sobre electrónica analógica e digital, algumas linguagens de programação,conceitos de gestão(!), entre outros...
Eu já sei a história do filme por alto, o livro não deverá ser diferente...não é a minha onda.

Anonymous said...

oiiiee..
adoooorei seu resumo..
aposto que irá me ajuda bastante na prova de amanha!!
obrigada!!
beijos
aproposito..jamais leria este livro!!
tuuuuuuuuu
tuuuuuuuu
tuuuuuuu
tuuuuuu
tuuuuu
tuuuu
tuuu
tuu
tu

Anonymous said...

LI ESTE LIVRO POR ACASO, GOSTEI TANTO QUE VOU FAZER MINHA MINOGRAFIA BASEADO NELE..

Anonymous said...

Adorei o livro! O filme e espectacular mas, não se compara ao livro escrito por Jane Austen! Sou suspeita pois ja li quase todos os livro, vi todos os filmes e séries relacionados com os seus livros! Enfim esta história e de facto um preconceito romântico, e que deveriamos todos ler! Acho que desperta a nossa sensibilidade e romantismo! Lol! Beijinhos a todos aqueles que lerem este comentário!!!!

Anonymous said...

Olá!!!
Adorei o resumo k fizeste... conseguiste captar bem todo o enredo.
Este é sem sombra para dúvidas o meu livro favorito da minha autora favorita.
Também acho k o recente filme não está tão bom como os anteriores, nem como as séries.
:-)

Bárbara Kruczyński said...

Sinceramente, vi o filme e estou lendo o livro e percebi que um em relação ao outro é muito diferente!
Creio que a série que foi feita em 1995 com Colin Firth interpretando Mr. Darcy é bem melhor do que o filme lançado recentemente!

bjaum

Bárbara Kruczyński said...

Sinceramente, vi o filme e estou lendo o livro e percebi que um em relação ao outro é muito diferente!
Creio que a série que foi feita em 1995 com Colin Firth interpretando Mr. Darcy é bem melhor do que o filme lançado recentemente!

bjaum

Anonymous said...

NOSSA SENHORA,SALVOU MINHA VIDA

TO NOS EUA E TENHO QUE LER ESE LIVRO EM INGLES..MUITO DIFICIL
HAHAHAH

Raquel said...

Funny Bunny,
por indicação de uma senhorita portuguesa li seu resumo e gostei particularmente do " rejeita-o liminarmente". Espero ocasião adequada para usar a expressão!
um abraço