Tuesday, March 28, 2006

"Me, me, me."

Quem ou o quê é o 'eu'? Não pergunto isto de um ponto de vista filosófico mas antes de um ponto de vista físico ou cientifico. 'Eu'... quem é que está a dizer isto? O meu cérebro? Se sim, porque é que eu me refiro a ele na terceira pessoa? Já toda a gente viu aqueles desenhos de um cubo que tem uma face pintada e que pode ser interpretado de duas maneiras... Podemos ver a face pintada como a parte da frente do cubo ou então como a parte de trás! Se não nos disserem nada, provavelmente nem reparamos que existem dois pontos de vista. Quando eu olho para esses desenhos posso fazer a mesma pergunta de duas maneiras... 'Porque é que eu interpretei este desenho desta maneira?' ou então 'Porque é que o meu cérebro interpretou este desenho desta maneira'?. Há uma ligeira diferença!... Pode ser uma questão de gramática porque o cérebro não se consegue ver a si próprio, só partes do corpo onde está inserido, o que torna muito mais simples considerar-se uma parte do mesmo.
A frase 'O meu coração diz que sim mas o meu cérebro diz que não!' é bastante curiosa... Dá a ideia que o 'eu' é uma identidade relativamente independente do corpo mas que não tem liberdade para seguir os seus intentos, tendo de aceitar os desígnios do corpo. Por outro lado, construir outra identidade separada (o coração) pode ser apenas a maneira que o cérebro encontrou para simplificar o paradoxo de existirem duas ideias opostas e conflituosas dentro de si próprio.
Uma das questões clássicas sobre este tema é a possibilidade de troca de cérebros. Suponhamos que eu trocava de corpo ou cérebro com a FunnyBunny. O que é que uma terceira pessoa diria?
Que eu era a FunnyBunny mas tinha o cérebro do Rice Man ou que eu era o Rice Man mas tinha o corpo da FunnyBunny? A segunda, certo? Em teoria, isto destrói por completo a possibilidade de o 'eu' ser o conjunto de todas as partes do nosso corpo, cérebro incluído, sendo os dois inseparáveis...

Uma outra teoria também diz que o 'eu' é uma consciência ou energia que só se pode manifestar dentro de um corpo que existe somente para esse propósito, sendo que quando morremos essa energia é transferida para um outro receptáculo que ainda não tenha dono, por assim dizer... (talvez a FunnyBunny saiba mais sobre isto)

Eu considero todas as hipóteses mas este exercício de auto-analise já me está a fazer doer a cabeça, por isso fico-me por aqui!... Hummmmm... Será que esta dor de cabeça é algum tipo de dispositivo de segurança do meu cérebro para evitar que tome consciência do que sou realmente? Se sim, qual a razão da sua existência? Será que se eu tomar uma aspirina e continuar a pensar no assunto, posso atingir um estado de plena consciência? E se eu o atingisse, será que gostava do que via? Ahhhhhhhhhhhhhhhh!!! Esta dor de cabeça está a ficar pior! Preciso de cessar toda a actividade cerebral rapidamente! Já sei! Vou ver televisão!...

3 comments:

PDA said...

1º - Então e os que têm dupla personalidade? Onde encaixam, no meio dessa teoria?

2º - Trocar de cérebro com a FunnyBunny é boa ideia?!

Rice Man said...

Eng. Xaxita...

1º - A dupla personalidade pode encaixar-se na parte "Por outro lado, construir outra identidade separada (o coração) pode ser apenas a maneira que o cérebro encontrou para simplificar o paradoxo de existirem duas ideias opostas e conflituosas dentro de si próprio.", só que neste caso as ideias são demasiado complexas para atribuir a um orgão como o coração, logo a identidade separada têm de ser o próprio cérebro. Para evitar conflitos o cérebro apenas mantêm uma identidade activa de cada vez.
Eng. Xaxita... Isto são só teorias minhas! Eu não sou nenhum entendido na matéria. Aliás as minhas teorias são tão complexas que não as consigo exprimir correctamente.

2º - Não se pode trocar de cérebro com outra pessoa. (acho eu) Eu estou onde o meu cérebro está. Nós somos o nosso cérebro, por assim dizer. Para eu ter consciência que tinha trocado de cérebro, a FunnyBunny tinha que existir no mesmo cérebro que eu e isso não é uma troca de cérebro, é a junção de duas consciências no mesmo cérebro... que provávelmente daria origem a uma dupla personalidade! Relembro que me reservo o direito de estar totalmente errado e que se alguém mais esclarecido me poder elucidar, eu agradecia.

FunnyBunny... ---yes--- but feel free to elaborate.

António said...

Hmmm, este assunto é demasiado à frente para a minha compostura mental, isto é, vou também ver televisão...bzt