Monday, April 17, 2006

Sotaques...

Portugal é um país curioso. "Ah! Tu só estás a dizer isso porque és português! No fundo tu sabes que vives num país insignificante, o que se reflecte na tua personalidade oca e obtusa que tentas disfarçar fazendo essas afirmações estapafúrdias e desprovidas de conteúdo relevante." dirão vocês. Está bem!... mas esqueçam isso por agora e continuem a ler. É impressionante a quantidade de sotaques que existem neste país tão pequeno. Alguns minutos de conversa com alguém que não conhecemos de lado nenhum bastam para determinarmos com algum grau de certeza de que zona do país essa pessoa é. Não é preciso ser um especialista em língua portuguesa nem ter metade da sensibilidade auditiva do José Rodrigues dos Santos. Com mais ou menos dificuldades conseguimos perceber se a pessoa é do Porto, da Beiras, do Alentejo, do Algarve, do Minho, da Madeira, de Trás-os-Montes, do Ribatejo, dos Açores, etc., etc.. Geralmente isso até é uma boa maneira de quebrar um pouco o gelo:

(Num bar...)

- Ele - "Desculpe perguntar mas... você não é daqui, pois não?"
- Ela - "Nota-se assim tanto?"
- Ele - "Pela sua maneira de falar diria que é do Sul..."
- Ela - "E pensava eu que já me tinha livrado do sotaque!"
- Ele - "Bem, o sotaque já quase não existe mas nota-se que de vez em quando ainda prolonga um pouco o som das vogais...!"
- Ela - "Assim como quando eu digo... 'Tá-se memo a vere que tu me queres saltere para a cueeeeecaaaaaa?!'" *SLAP*


Aparentemente Portugal inteiro tem sotaque... menos Lisboa. Um Lisboeta que conheça uma pessoa de qualquer outro ponto do país pela primeira vez e lhe detecte um pequeno sotaque, tem logo tendência a perguntar de onde é que essa pessoa é. Parece existir uma ideia generalizada de que as pessoas de outras localidades (que não Lisboa) são sempre boas pessoas, alegres e interessantes e o sotaque parece fazer parte desse encanto. O contrário já não acontece. Um português que não tenha nascido em Lisboa também reconhece facilmente um Lisboeta... "Se não tem sotaque, provavelmente é de Lisboa!" mas já não existe aquele 'je ne sais quoi' que nos impele a perguntar qual a sua terra de origem. Se não tiver sotaque, não perguntamos e sinceramente não parece ser uma coisa que nos interesse muito. Dá a sensação que se perde algo com o 'chutaque'... Não quero dizer com isto que o pessoal de Lisboa seja cinzento e desinteressante... talvez não seja é tão pitoresco, digamos assim! É estranho que a capital do país seja o único local que não tem sotaque.

10 comments:

Atlantys said...

Acho giro o sotaque do nuorte carago :-P

Yashmeen said...

Ora eu, que sou uma portuense residente em Lisboa há 5 anos, faço questão de manter o meu sotaque. E digo mais: consigo descobrir sotaque nos lisboetas: pronunciam o ditongo "ei" como "ai" (ex: laite em vez de leite), têm tendência para apocopar os "s" nos verbos e para os colocar no fim na 2ª pessoa do singular (ex: fizetes em vez de fizeste) e por aí fora... aliás, nas aulas de linguística da faculdade ouvi sempre os professores afirmarem que Lisboa tinha sotaque, sendo o sotaque do português padrão o de Coimbra.

919 said...

tou com a Yashmeen... ela explicou muito bem um bocadinho do sotaque do lisboeta (falta a parte do riu, em vez de rio, do espilrro e do escarcel, em vez de espirro e escarcéu... mas estas últimas já não são questão de sotaque)... os lisboetas têm a mistura de muitos sotaques, talvez por Lisboa ser a cidade mais cosmopolita do país...

Rice Man said...

FunnyBunny... Não te estou a perceber... Já disseste que ias viver para Lisboa por causa do Ben & Jerrys e agora estás a dizer que vais para o Alentejo? Decide-te miúda!!! ;)

Atlantys... Também devo tirar nota disso? ;P

Yashmeen... Bolas! Eu sei que os lisboetas têm sotaque mas isso não era para dizer! Já me estragaste o post, Yashmeen!... Estava a brincar! Sim, os lisboetas têm sotaque mas comparado com os outros é quase inexistente.

Lélé... Cosmopolita? :S Talvez... mas olha que ainda está muito longe de poder ser palco de um episódio de "O Sexo e a Cidade"!

Rice Man said...

FunnyBunny... Por mim tudo bem!... Desde que não decidas mudar-te deste Blog!... ;)

Lumig said...

Aftazarden Ferridaziden

:|

Lumig said...

Isso fez-me lembrar uma vez que fui passar umas semanas a Mangualde a casa de uns primos...à noite estávamos no bar lá da zona e depois de uma conversa com um dos amigos dele, o rapaz vira-se para o meu primo e diz :"Oh Nuno, o teu primo tem um sotaque engraçado à lisboeta!". Não nasci nem vivi em Lisboa...acho que isso dos sotaques é subjectivo, eu sou de Setúbal mas o meu sotaque vai indicar outro sítio...segundo dizem algumas pessoas, porque eu nem dou por isso...

Rice Man said...

FunnyBunny... Mesmo assim! ;)

Ana said...

Lisboa não tem sotaque!?
Onde mais é que chamam "pêros" às maçãs, "tufónes" aos telefones e "xqueiros" aos isqueiros?

:-)

Lumig said...

Myth busted! hehe