Monday, January 15, 2007

Não negue à partida uma ciência que desconhece! ;P

Na semana passada, ao fazer o meu habitual exercício de zapping, dei por mim estacionado no canal Mezzo. Uma ópera paralisara o meu polegar. Não a reconheci logo mas também não demorei muito a perceber de qual se tratava… O Barbeiro de Sevilha de Rossini. ADOREI. Nunca a tinha visto e fiquei agradavelmente surpreendido. Tinha a ideia que as óperas eram sempre muito sérias mas estava enganado. Esta é considerada uma ópera cómica e com razão. Mas atenção! Não se trata de palhaçadas nem de piadas fáceis. Nada disso. Tudo gira à volta de uma história onde quase toda a gente está a enganar alguém, o que coloca as personagens em situações caricatas. Gostei tanto que me apeteceu partilhar a experiência com mais alguém! Quem quiser ver ainda o pode fazer. Eis quando:

- Terça-feira, 16 de Janeiro (Amanhã) às 14:45.

- Sexta-feira, 19 de Janeiro às 02:35.


Podiam ser um bocadinho melhores estes horários, eu sei… mas vale a pena! Se puderem, vejam. Não há dúvida que a parte em que há diálogos cantados (entre duas ou mais pessoas) é a mais interessante e que aqueles solos de 5, 6 ou 7 minutos poderão ser um pouco aborrecidos para quem já for com a ideia que não vai gostar mas… façam um esforço! O pessoal canta em italiano e as legendas estão em francês mas dá para perceber a história.

Para terminar, devo dizer que fiquei impressionado com a cantora que interpreta o papel de Rosina, de seu nome Joyce DiDonato. Fica aqui uma pequena amostra…

Il Barbiere di Siviglia

Espero que gostem! ;)

5 comments:

Yashmeen said...

Eu gosto muito de ópera. A minha favorita é a "Carmen" de Bizet. Se puderes, ouve-a. Vais gostar, de certeza.

Rice Man said...

Yashmeen... Espera aí! Vou investigar no YouTube. *ampulheta a girar* Já está! Eh pá, a única coisa que a Carmen e o Barbeiro têm em comum é o facto de serem de Sevilha! ;P São óperas bastante diferentes, vou precisar de mais tempo para a estudar melhor! Pergunto-me o que te terá cativado numa ópera sobre uma linda cigana espanhola, sem papas na lingua... Não se percebe! ;P *wink*

Lumig said...

Eu já conhecia o "Barbeiro de Sevilha" (pelo menos um excerto)... gosto de música clássica no geral, embora não conheça todos os compositores...

Rice Man, e o Dies Irae do Requiem de Verdi? Ou a 9ª de Beethoven?

Rice Man said...

Dark-Templar... Ok, ok! Assim pelo nome não estou a ver agora... Deixa-me ir ao Youtube num instantinho. *ampulheta a girar* Done! Uuuuuuuu!... Muito bom! A primeira acho que não conhecia mas a segunda foi mesmo estupidez da minha parte! ;P Sabes onde é que se encontra muito boa música? Em bandas sonoras de filmes, jogos e anime. Tem que se prestar atenção! Estou a falar de músicas feitas de propósito para esses géneros. Exemplo: Akira. Tem uma das melhores bandas sonoras que já ouvi e da qual destaco as músicas Illusion, Tetsuo, Requiem e Winds Over New Tokyo. Outro exemplo: Hitman 3 - Contracts. A música do menu principal é excelente (e tem outras muito boas lá para o meio do jogo)! Oldboy... A música The Last Waltz é linda mas para ter mais impacto aconselho a ver o filme primeiro (que adorei, diga-se de passagem). Cowboy BeBop... A música Space Lion arrasa (mais uma vez aconselho a ver o episódio primeiro). Podia ficar aqui a noite inteira! :)

Lumig said...

Rice Man, eu vejo muito pouco anime... mas tenho curiosidade de ver o Akira e mais outros... a seu tempo.

Sim, concordo contigo... há jogos com bandas sonoras muito fixes... lembro-me da "Symphony of the night" do Castlevania 3(se não estou em erro).
Há um in-your-face (recuso-me a usar o termo first person shooter...) já antigo que é o Blood... a banda sonora desse e da sequela estão em http://postmortem.edgegaming.com/?page=mm_music

Recomendo a Infuscomus e a Pestis Cruento do primeiro ;)

P.S. - a Dies Irae do Requiem de Verdi é a música de introdução do Battle Royale :D