Thursday, November 23, 2006

Estilos distintos

Depois de perceber que existem vários "pseudo-roqueiros" que não sabem diferenciar thrash de
doom, e rock and roll de pop rock, estou colocando esse texto para explicar como que funcionam as coisas entre as diferentes vertentes de Metal e rock. Para isso vamos imaginar uma situação e seus respectivos desfechos na abordagem de cada estilo.

Situação:
"No alto do castelo, há uma linda princesa - muito carente - que foi ali trancada, e é guardada por um grande e terrível dragão"... (no caso pode ser a Deusa ou eu a princesa, vocês escolhem) (ou eu sou o dragão e ela a princesa, fica a critério de vocês)

METAL MELÓDICO:
O protagonista chega no castelo num cavalo alado branco, escapa do dragão, salva a princesa, fogem para longe e fazem amor.(Ora bem...temos Sonata Arctica, Stratovarius , Skyfire, Primal Fear, entre outros...se bem que os dois primeiros sejam melodic speed metal, Skyfire é melodic death metal, e Primal Fear é melodic power metal)

TRUE METAL:
O protagonista chega no castelo e vence o dragão em uma batalha justa usando uma espada. Banhado no sangue do dragão, transa com a princesa.(isto deve ter a ver com os primórdios, vou arriscar com King Diamond(estes só conheço de nome, mas desconfio que o vocalista deles mais tarde fundou os Mercyful Fate), Led Zeppelin, Deep Purple, AC/DC, Black Sabbath e Iron Maiden...ah pois é, o Ozzy e o Bruce eram gajos para irem lá mano a mano com o feioso do lagarto, se bem que O Ozzy era capaz de ser mais extremo ao arrancar a cabeça do dragão à dentada... mas note-se que o estilo true metal não existe...tem a ver com as fases das bandas...há albuns muito bons e outros que já fogem um pouco do contexto, tipo pouco tradicionais, percebem? )

THRASH METAL:
O protagonista chega no castelo, duela com o dragão, apanha pra caramba mas depois vence, salva a princesa e transa com ela.(temos os Slayer, Testament, Kreator, Sepultura, etc)

HEAVY METAL:
O protagonista chega no castelo numa Harley Davidson, mata o dragão, enche a cara de cerveja com a princesa e depois transa com ela.(Manowar, pois claro!...Judas Priest, Motorhead, X-Japan...ando a ver se encontro algumas destes japoneses malucos...)

VIKING METAL:
O protagonista chega em um navio, mata o dragão com um machado, assa e come. Estupra a princesa, pilha o castelo e toca fogo em tudo antes de ir embora.(Os únicos exemplos que consegui encontrar...thank google...foram Moonsorrow e Ensiferum)

DEATH METAL:
O protagonista chega, transa com o dragão, mata o dragão, transa com a princesa, mata a princesa e vai embora.(Temos os Death que são os papás da cena, Morbid Angel, Opeth, entre outros...)

BLACK METAL:
Chega de madrugada, dentro da neblina. Mata o dragão e empala em frente ao castelo. Sodomiza a princesa, a corta com uma faca e bebe o seu sangue em um ritual até matá-la. Depois descobre que ela não era mais virgem e a empala junto com o dragão.(Bem...há bandas como os Emperor, Dimmu Borgir, Cradle Of Filth, e mais algumas)

GORE:
Chega, mata o dragão. Sobe no castelo, transa com a princesa e a mata. Depois transa com ela de novo. Queima o corpo da princesa e transa com ele de novo.(epá...que eu soubesse o estilo gore e splatter andam quase sempre juntos numa mistura...vejamos...só me ocorrem os Carcass,Repulsion,Disgorge, entre outros)

SPLATTER:
Chega, mata o dragão, abre-o com um bisturi. Sodomiza a princesa com as tripas do dragão. Abre buracos nela com o bisturi e estupra cada um dos buracos. Depois mata a princesa, faz uma autópsia, tira fotos, e lança um album cuja capa é uma das fotos.(vede GORE)

DOOM METAL:
Chega no castelo, olha o tamanho do dragão, fica deprimido e se mata. O dragão come o cadáver do protagonista e depois come a princesa (no bom sentido).( Eu diria que os Anathema e os Paradise Lost, são os únicos exemplos de jeito que me ocorrem)

WHITE METAL:
Chega no castelo, exorciza o dragão, converte a princesa e usa o
castelo para sediar mais uma "Igreja Universal do Reino de Deus".(Julgava eu que isto me ia dar água pela barba, afinal o google resolve....algumas bandas conheço de nome...são Ceremonya, Antestor, Crimson Moonlight, Frost Like Ashes, King's X...e por aí)


NEW METAL:
Chega no castelo se achando o bonzão e dizendo o quanto é bom de
briga. Acha que é capaz de vencer o dragão; perde feio e leva o maior cacete. Foge e encontra a princesa. Conta para ela sobre a sua infância triste. A princesa dá um soco na cara dele e vai procurar o protagonista Heavy Metal. O protagonista New Metal toma um prozac e vai gravar um disco "The Best Of".(Só me ocorrem nomes como os Linkin Park, Mudvayne, Il Niño, e pronto)

ROCK N'ROLL CLÁSSICO:
Chega de carona numa Kombi pintada, fumando um baseado que oferece
para o dragão, que logo fica seu amigo. Depois acampa com a princesa
numa parte mais afastada do jardim e depois de muito sexo, drogas e
rock n roll, tem uma overdose de LSD e morre sufocado no próprio
vômito.(Jerry Lee Lewis with his great balls of fire?!)


FOLK ROCK:
O protagonista chega acompanhado de vários amigos tocando acordeon,
alaúde, viola e outros instrumentos estranhos. Fazem o dragão dormir
depois de tanto dançar, e vão embora... sem a princesa.(Só conheço uma única banda de Folk e é Folk Metal, que são os Fintroll e se calhar Nokturnal Mortum se enquadre no género...)

BLUES ROCK:
Chega bêbado de uísque, mata o dragão, transa e se apaixona pela
princesa. Depois a princesa foge com seu melhor amigo, levando o
cavalo e todo o seu dinheiro.(talvez Skid Row e Warrant)

ROCKABILLY:
Chega, atropela o dragão, ajeita seu topete e dança a noite toda com
a princesa, mas morre de medo de pegar na mão dela.(O Rei, claro está...Chuck Berry, Hot Rod Lincoln, entre outros...a wikipedia tem tudo...às vezes...)


PUNK ROCK:
Joga uma pedra no dragão e depois foge mostrando o dedo. Pixa o muro
do castelo com um "A" de anarquia. Faz um moicano na princesa e
depois abre uma barraquinha de fanzines no saguão do castelo.(Ramones, Sex Pistols, The Clash...)

PROGRESSIVO:
Chega, toca um solo virtuoso de guitarra de 26 minutos. O dragão se
mata de tanto tédio. Chega até a princesa e toca outro solo que
explora todas as técnicas de atonalismo em compassos ternários
compostos aprendidas no último ano de conservatório. A princesa foge
e vai procurar o protagonista Heavy Metal.(Dream Theater pá...)

HARD ROCK:
Chega em um conversível vermelho, com duas loiras peitudas e tomando
Jack Daniel's. Mata o dragão com uma faca e faz uma orgia com a
princesa e as loiras.(Guns'N'Roses, White Snake...)

GLAM ROCK:
Chega no castelo. O dragão ri tanto quando o vê que o deixa passar.
Ele entra no castelo, rouba o Hair Dresser e o batom da princesa.
Depois a convence a pintar o castelo de rosa e a fazer luzes nos
cabelos.(Kiss,T-Rex, Sweet, Slade, Alice Cooper, David Bowie(agora já não, mas...), Electric Light Orchestra, Mott The Hoople, etc...)

POP ROCK:
Chega, não luta com o dragão porque o empresário já deixou tudo arranjado, transa com a princesa e mais umas tietes contratadas que o acompanharam até o castelo, grava um Acústico MTV nos jardins do castelo e ganha alguns milhões por isso.(Se calhar os Blur...com aquele ridículo "Song 2"...deviam ser chicoteados...enfim...)



NÃO SE ESQUEÇAM! SEJAM REAIS!


Nota: isto é a transcrição completa de um e-mail que recebi há montes de tempo, acho piada aos termos escritos em português do brasil, por isso não os re-editei...excepto nos nomes das bandas, acabou por ficar mais engraçado com exemplos de bandas

Sim, estou de volta :]

9 comments:

Rice Man said...

Eh pá!... Vou escolher o protagonista Trash Metal… apesar do sério risco de a princesa querer fugir de mim e procurar o protagonista Heavy Metal! ;P Mas eu acho que lhe ganhava num confronto directo, sem dragão pelo meio!

Yashmeen said...

Oh pá, fartei-me de rir... Posso copiar para o meu blog?

PS: Muita gente não sabe que banda pertence a cada estilo. Talvez ponha uma de exemplo à frente ;)

Lumig said...

Yashmeen, estás à vontade :)

Yashmeen said...

Obrigada, Templar.

Ando às voltas com as bandas. É que metal não é muito a minha especialidade - a minha onda é mais goh e assim. Não queres dar umas sugestões? Era engraçado completares o post :)Eu própria gostava de ouvir assim uma pérola do white metal.

Lumig said...

Ui... este post é a transcrição de um mail que me mandaram... eu já tinha ouvido falar de christian rock e etc... white metal por acaso ainda não...mas posso tentar

Anonymous said...

insultas-me a "song2", a minha fave adrenaline-rushing song?
oh, a indignidade!

Yashmeen said...

(Os outros comentadores agora podem fazer uma pausa para um cafézinho porque eu e o Dark vamos ter aqui uma conversa aborrecidíssima para 90% da população mundial)

Fizeste um belíssimo trabalho de pesquisa. Vou comentar, ok? ;)

- King Diamond é grande. É sublime. Não te deixes intimar pelo aspecto apalhaçado deles e ouve qualquer coisa. É metal do melhor.

- Em Trash Metal, eu acrescentaria também os Ratos de Porão, que subiram uns pontos na minha consideração ao fazer a primeira parte de um grandioso concerto dos Nirvana no Brasil.

- Heavy Metal: e os Helloween? Hein?

- Black Metal: então e os portugas Agonizing Terror, esses ícones internacionalizados por Tojó e o crime de Ílhavo? (ok, esta piada não teve graça... foi humor.. negro!!). E os Type O Negative, talvez uma das melhores bandas do Universo?

- Gore: eu aqui fiquei com dúvidas sobre os Marduk. Aquilo é muito gore para mim, mas talvez seja bem mais soft que essas bandas que aí citaste.

- Doom: Então e os Evanescence, endeusados por Lolitas revoltadas com a Zara e a sua colecção Outono/Inverno? ;)

- New Metal: há quem inclua aqui os System of a Down.

- Punk - haveria aqui fãs dos Clash que arrancariam os cabelos. Há quem defenda que os Clash só foram punks no início. Ah, mas tu esqueceste-te do Sr. Igi Pópe??? Eu que gosto tanto do Igi Pópe...

- Glam Rock: O Sr. Igi Pópe também teve uma fase glam rock... pronto, eu gosto tanto dele...

- Pop Rock: o único ponto em que discordo totalmente. Blur, na minha modesta opinião, é pop puro. Eu referiria aqui Bon Jovi, por exemplo.

Mas está excelente! Devias ter um lugarzinho no Blitz, já que a conheceres bandas destas não vais para o Céu de certeza! ;)

Lumig said...

Arya: ok essa do pop rock foi exagero, but they should keep those metal matters to the metal kings :P

Yashmeen: pois... algumas bandas que apontas aí eu não estava a ver como enquadrá-las...

Agonizing Terror, esta eu não conhecia...mais uma banda tuga que eu tenho de registar nas minhas notas...

Type O-Negative, black metal?! Eu via-os dentro da onda goth :s mas também não conheço a discografia completa deles...tenho de ver isso um dia destes

Helloween, foi mesmo um lapso...mesmo apesar de os ver como speed, não deixam de ser heavy metal...


Ratos de Porão, eu julgava que isso fosse tipo punk (as únicas canções que ouvi até hoje foram "papai noel filho da puta" e "crucificados pelo sistema")

Marduk... há tempos esses tipos não eram vistos como os supra-sumos do desprezo pelo cristianismo? Mas talvez o tema do Anti-Cristo seja mais soft que algumas canções dos Carcass...olha...agora lembrei-me de uma banda que podia ter citado em gore ou splatter, os Cannibal Corpse...

No que toca a punk a minha escola é um bocado fraca... mas já deu para ver que sou mais metaleiro que outra coisa

System Of A Down, sim... pode enquadrar-se nesse estilo... mas como para mim é a melhorzita, eu nem a considerava como tal (quando surgiu o new metal, eu fiquei horrorizado...um dia algumas pessoas ficaram chocadas comigo quando eu disse que a "crawling" dos LP era uma balada lamechas...a opinião deles é que era uma explosão de adrenalina...yeah right..)


Evanescence... não é por terem uma mulher como vocalista...mas eu acho-os uma banda tão lamechas que até irrita... provavelmente teria colocado esses no pop rock... e depois o blog era assaltado por essas meninas que referiste que só viriam moer-me o juízo

O Bon Jovi já nem me lembrava dele...mas se me tivesse lembrado o mais provável seria tê-lo enviado para o hard rock



Obrigado pelo comentário, que foi bastante didáctico...vou pesquisar no emule algumas bandas...

"I still believe in God, God no longer believes in me..." ;)

Yashmeen said...

Templário Negro:

- Agonizing Terror é daquelas coisas que só ouve mesmo quem gosta do género. Eu desisto ao fim dos primeiros 10 segundos. Contudo, "o crime satânico de Ílhavo" pô-los no mapa e já os vi citados em fanzines da especialidade como sendo uma grande banda.

- A temática de Type-O-Negative é mais black metal que goth, na minha opinião. Há ali um grande anti-cristianismo e uma enorme preocupação em chocar. Contudo, talvez oscilem entre os dois estilos. É uma banda difícil de classificar, de facto.

- Canibal Corpse, Ramp, Holocausto Canibal... belezas dessas ;)

- Os Evanescence são um horror, de facto (vide o meu post "Floribella Gótica", mas o que é certo é que ninguém hesita em enquadrá-los nesse Doom/Nu Metal que entretanto apareceu do nada e que se caracteriza por uma grande lamechice comercial.

- System of a Down é uma das minhas favoritas também.

- Vou pedir a uma grande fã de Marduk que nos esclareça sobre que estilo é aquele. Contudo, as capas dos cd's e as imagens escolhidas são MUITO chocantes (gajas esventradas e assim).

- Sim, o vocalista dos King Diamond criou mesmo aquela banda que referiste.

- Bon Jovi não é hard rock, para mim. Aquilo é pop: musicazinha melódica e já quase sem guitarras. Os primeiros álbuns talvez fossem hard-rock. Nos últimos, o Richie Sambora foi completamente apagado. Pronto, é a única coisa em que não estamos de acordo. ;)

Dark hugh e que as trevas estejam contigo ;)