skip to main |
skip to sidebar
Na semana passada, ao fazer o meu habitual exercício de zapping, dei por mim estacionado no canal Mezzo. Uma ópera paralisara o meu polegar. Não a reconheci logo mas também não demorei muito a perceber de qual se tratava… O Barbeiro de Sevilha de Rossini. ADOREI. Nunca a tinha visto e fiquei agradavelmente surpreendido. Tinha a ideia que as óperas eram sempre muito sérias mas estava enganado. Esta é considerada uma ópera cómica e com razão. Mas atenção! Não se trata de palhaçadas nem de piadas fáceis. Nada disso. Tudo gira à volta de uma história onde quase toda a gente está a enganar alguém, o que coloca as personagens em situações caricatas. Gostei tanto que me apeteceu partilhar a experiência com mais alguém! Quem quiser ver ainda o pode fazer. Eis quando:
- Terça-feira, 16 de Janeiro (Amanhã) às 14:45.
- Sexta-feira, 19 de Janeiro às 02:35.Podiam ser um bocadinho melhores estes horários, eu sei… mas vale a pena! Se puderem, vejam. Não há dúvida que a parte em que há diálogos cantados (entre duas ou mais pessoas) é a mais interessante e que aqueles solos de 5, 6 ou 7 minutos poderão ser um pouco aborrecidos para quem já for com a ideia que não vai gostar mas… façam um esforço! O pessoal canta em italiano e as legendas estão em francês mas dá para perceber a história.
Para terminar, devo dizer que fiquei impressionado com a cantora que interpreta o papel de Rosina, de seu nome Joyce DiDonato. Fica aqui uma pequena amostra…
Il Barbiere di Siviglia
Espero que gostem! ;)
Hoje, ao passar pelo recreio de uma escola, lembrei-me instantaneamente daquela canção da Whitney Houston. As crianças são realmente seres mágicos...
Mas também me desviei do gradeamento, com receio que um dos seres mágicos quisesse praticar a sua cuspidela à distância.
...eu também colei um dot no ecrã.
Ainda me estou a rir da indignação dos jogadores de futebol por causa da posição do governo em relação a descontarem para o IRS.
Alguns ainda tiveram os "huevos" para aparecerem na televisão para deixarem claro que vão lutar pelos seus direitos. Meus amigos...tê-los no sítio nem sempre é sinónimo de sensatez, é preciso também ter argumentos válidos, e é feio falar em nome de todos, é que nem todos são calões relaxados que não fazem a ponta de um corno sem ser entreter as massas.
Invocam o "estatuto especial" de terem uma carreira de curta duração e pronto! Ah é? Então e os mineiros, bombeiros, polícias, mergulhadores-soldadores e etc? São profissões de desgaste a curto-prazo também... e descontam, e nunca irão ganhar num ano o que um futebolista profissional ganha num mês!
Uns podem ficar arrumados para o futebol se sofrerem uma daquelas faltas mais feias... mesmo que ainda só tenham 20 e tal anos... e dizem que não sabem fazer outra coisa na vida, a outra desculpa é "Nem todos são como o Luís Figo!". Realmente isso é inglório, mas mesmo com poucos estudos(atenção que há jogadores com cursos académicos, nem todos se borrifaram para a escola) arranjam um trabalho... empregos que paguem bem é complicado de arranjar, mas trabalho há sempre, mas é um facto que algumas pessoas não gostam de "arranhar" e armam-se em finas(isto agora eu estou a falar em geral). Quem diz Figo, diz João Pinto, Futre, Veloso, entre outros... que souberam investir o dinheirito, fosse em cadeias de pronto-a-vestir, empresas ou outros negócios. Sabiam que há clubes nos países nórdicos com presenças regulares nas competições da UEFA e que além de jogarem à bola, também têm emprego fixo, sabiam? Ah pois é... até no clube "Os Elvenses" e como noutros clubes nacionais em divisões mais humildes a maior parte dos plantéis são constituídos por amadores que não fazem do futebol o ganha-pão deles.
Ah e evitem gastar tanto dinheiro em carros para espatifar, indemnizações a fotógrafos, borgas e etc... um dia acaba-se.
Eles ameçam fazer greve! Então façam! Façam! Para mim a vossa categoria é de "entertainers" profissionais, nada mais, nada menos... se já há poucas pessoas a irem ao futebol, com isso ainda iam muito menos... lembrem-se que os "entertainers" não são nada sem o público, público que paga para os ver, e que paga pelos produtos do clube que representam... sem ser o merchandising, ou as receitas da assistência, onde acham que o clube vai buscar dinheiro para vos pagar hã?! Logo se não houver público não há dinheiro e consequentemente não há palhaços! Tenham juízo...até o Herman José desconta! Qual será a posição da CGTP e da UDP acerca disto?
Posto isto... vou dedicar um excerto de uma canção que eu acho adequada à ocasião:
"...- Si tú me vienes hablando de amor,
- qué dura es la vida,
- o el caballo me guía,
- permíteme que te dé mi opinión:
- mira, imbécil, que te den por culo,
- me gusta ser una zorra.
- ..."
Las Vulpes - Me gusta ser una zorra
Eu sei que me vão cair em cima... vão enviar os pontas-de-lança para me abaterem à cabeçada e ao pontapé! We can only wait for the final victory!